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RÁDIO MIDI MUSICAL: O que é MIDI ?

O que é MIDI ?

A MIDI permite que vários instrumentos sejam tocados em um único controlador (muitas vezes um teclado, como retratado aqui), o que torna as configurações de palco muito mais portáteis. Este sistema se encaixa em um único case. Antes do advento do MIDI teria exigido quatro teclados distintos, além de mixer externo e unidade de efeitos.

MIDI (abreviação de Musical Instrument Digital Interface) é uma norma técnica que descreve um protocolo, interface digital e conectores e permite a conexão e a comunicação entre uma grande variedade de instrumentos musicais eletrônicos, computadores e outros dispositivos relacionados.[1] Uma única ligação MIDI pode carregar até dezesseis canais de informação, cada um dos quais pode ser encaminhado para um dispositivo separado.

O MIDI carrega mensagens de evento que especificam notação, pitch e velocidade, sinais de controle para os parâmetros, tais como volume, vibrato, panning, pistas e sinais de MIDI clock, que definem e sincronizam ritmo entre vários dispositivos. Essas mensagens são enviadas através de um cabo MIDI para outros dispositivos onde são controladas a geração de som e outros recursos. Esses dados também podem ser gravados em um dispositivo de hardware ou de software chamado de sequenciador, que pode ser usado para editar os dados e reproduzi-lo em um momento posterior.

A tecnologia MIDI foi padronizada em 1983 por um júri de representantes da indústria da música, e é mantido pela MIDI Manufacturers Association (MMA). Todos os padrões oficiais MIDI são desenvolvidos e publicados em conjunto pela MMA em Los Angeles, Califórnia, EUA, e para o Japão, pelo MIDI Committee da Association of Musical Electronics Industry (AMEI), em Tóquio.

Vantagens do MIDI incluem compacidade (uma canção inteira pode ser codificado em algumas centenas de linhas, ou seja, em poucos kilobytes), e também a facilidade de modificação, manipulação e escolha dos instrumentos.

O desenvolvimento do MIDI

Até o final da década de 1970, os dispositivos musicais eletrônicos foram se tornando cada vez mais comuns e acessíveis na América do Norte, Europa e Japão. Sintetizadores analógicos mais antigos eram normalmente monofônicos, e controlados através de uma tensão produzida por seus teclados. Fabricantes utilizavam esta tensão para ligar instrumentos em conjunto, de modo que um dispositivo poderia controlar um ou mais outros dispositivos, mas este sistema era inadequado para controle de sintetizadores digitais e polifônicos mais recentes. Alguns fabricantes criaram sistemas que permitiram a interligação do seu próprio equipamento, mas os sistemas eram incompatíveis, por isso, os sistemas de um fabricante não podiam sincronizar com os de outro.

Em junho de 1981, o fundador da Roland Corporation, Ikutaro Kakehashi, propôs a idéia de padronização para o fundador da Oberheim Electronics, Tom Oberheim, que então conversou com o presidente da Sequential Circuits, Dave Smith. Em outubro de 1981, Kakehashi, Oberheim e Smith discutiram a idéia com representantes da Yamaha, Korg e Kawai.

General MIDI

General MIDI ou GM é uma especificação para sintetizadores que impõe vários requisitos para além da norma MIDI mais geral. Enquanto que a norma MIDI proporciona um protocolo de comunicações que assegura que diferentes instrumentos (ou componentes) possam interagir a um nível básico (por ex., tocando uma nota num teclado MIDI vai fazer com que um módulo de som reproduza uma nota musical), o General MIDI vai mais além de duas maneiras: ele requer que todos os instrumentos compatíveis com o GM tenham um mínimo de especificações (tais como pelo menos 24 notas de polifonia) e associa certas interpretações a vários parâmetros e mensagens de controle que não tinham sido especificadas na norma MIDI (como a definição de sons de instrumentos para cada um dos 128 números dos programas).[
Os engenheiros e designers de sintetizadores da Sequential Circuits, Dave Smith e Chet Wood inventaram uma interface universal para sintetizadores, o que permitiria a comunicação direta entre equipamentos de diferentes fabricantes. Smith propôs esta norma na amostra da Audio Engineering Society, em novembro de 1981.[2]:4 Ao longo dos próximos dois anos, o padrão foi discutido e modificado por representantes de empresas como Roland, Yamaha, Korg, Kawai, Oberheim, e Sequential Circuits,[5]:22 e foi rebatizado de Musical Instrument Digital Interface. O desenvolvimento do MIDI foi anunciada ao público por Robert Moog, na edição de outubro 1982 da revista Keyboard .

Até o Winter NAMM Show de janeiro 1983, Smith foi capaz de demonstrar uma conexão MIDI entre o seu sintetizador analógico Prophet 600 e um Roland JP-6. A Especificação MIDI foi publicada em agosto de 1983.[4] O padrão MIDI foi divulgado por Ikutaro Kakehashi e Dave Smith, que em 2013 receberam o Technical Grammy Award por seu papel-chave no desenvolvimento do MIDI.

Fonte:https:wikipedia.org/